Ciencias No Ensino
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
APUCARANA
2013
APUCARANA
2013
1 Introdução
1.1 - Trocadores de calor
Sao responsaveis pelo processo de troca de calor entre dois fluidos que estao em diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida. Esses equipamentos são muito usados em industrias quimicas a fim de se obter algumas aplicações específicas, tais como: aquecedores, resfriadores, condensadores, evaporadores, torres de refrigeração e caldeiras. Os trocadores de calor não podem ser caracterizados por um único modelo, já que a variedade é em virtude das considerações levadas em sua construção: fluxo dos fluidos, temperatura, pressão, composição do vapor e outras varias. Entretanto a comum à maior parte é a transferência de calor de uma fase quente para outra fria sem que haja necessariamente uma mistura de fases.
1.2 - Geradores de vapor
Gerador de vapor é um trocador de calor complexo, que produz energia térmica a partir da queima de algum combustivel. O vapor obtido é empregado como agente de aquecimento.
A maioria dos geradores utilizam água como fluido vaporizante, esses, são chamados de caldeiras.
As produções de vapor d`água em uma caldeira se deve pelo aquecimento indireto da água, mediante a transferência de calor de gases de combustão obtidos pela queima de combustíveis. Os combustíveis utilizados podem ser solídos, líquidos ou gasosos. Cada um deles terá um poder calorífico caracteristico, ou seja uma quantidade de calor a ser liberada por unidade de massa. Seguem abaixo alguns exemplos de combustíveis:
1.2.1 Solidos - os principais combustiveis solidos são : carvão vegetal, lenha, bagaço de cana, serragem, casca de arroz etc.
1.2.2 Liquidos - aqueles derivados do processamento do petróleo, ou seja, em grande maioria, combustiveis fosséis: gasolina, querosene, óleo