Fisiologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FISIOLOGIA HUMANA
1 CONCEITO
A fisiologia é um ramo da Biologia que estuda os processos, atividades e fenômenos característicos dos seres vivos. Observa o funcionamento e os mecanismos que os regulam e regem.
A fisiologia humana baseia-se:
O objetivo da fisiologia é explicar os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida.
Cada tipo de vida, desde um simples vírus até a maior árvore ou o complicado ser humano, possui suas próprias características funcionais. Portanto, o vasto campo da fisiologia pode ser dividido em fisiologia viral, fisiologia bacteriana, fisiologia celular, fisiologia vegetal, fisiologia humana e, diversas outras subdivisões.
Na fisiologia humana, buscamos explicar as características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo.
REVISÃO DA CITOLOGIA
1 A CÉLULA
1.1 As Células como Unidades vivas do Corpo
A unidade viva básica do organismo é a célula. Cada órgão é um agregado de muitas células diferentes, mantidas juntas por estruturas de suporte intercelular.
Cada tipo de célula está especialmente adaptado para realizar uma ou algumas funções determinadas. Por exemplo, as hemácias, que tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Embora as diversas células do copo sejam acentuadamente diferentes umas das outras, todas elas possuem certas características básicas comuns. Por exemplo, em todas as células, o oxigênio reage com carboidratos, gorduras e proteínas para liberar a energia necessária para a função da célula. Os mecanismos químicos gerais de transformação de nutrientes em energia são basicamente os mesmos em todas as células, e todas liberam produtos finais de suas reações químicas nos fluidos circundantes.
Quase todas as células também têm a capacidade de reproduzir células adicionais de seu próprio tipo. Felizmente, quando células de um determinado tipo são destruídas