PCN geografia
de 1ª a 4ª série
Parâmetros Curriculares Nacionais
Fáceis de entender s Não se aprende Geografia com decoreba s Ensine seus alunos a ler os mapas s Mostre como o homem muda a natureza
Geografia
A Geografia não pára de mudar
A partir dos anos 80, a forma tradicional de ensinar Geografia no primeiro grau começou a ser questionada. O que se argumenta é que, quando os professores se limitam a descrever as paisagens naturais e a pedir aos alunos que decorem os elementos que as formam, eles não fornecem dados suficientes para que os estudantes sejam capazes de entender as transformações do mundo em que vivem.
Ao se relacionar com a natureza, o ser humano está sempre produzindo mudanças. E elas só podem ser compreendidas se integrarmos a
Geografia Física e a Geografia Humana a outros campos do saber, como a Sociologia e a
Biologia.
Essa integração é o que se busca no ensino atual da Geografia.
Uma disciplina para ver na prática
A Geografia não é a única disciplina que utiliza a observação, a descrição, a comparação
Leonardo Carneiro
Você pode fazer seus alunos perceberem os diferentes espaços geográficos em que vivemos e a explicação, mas talvez seja a área que mais necessita desses procedimentos para ser bem compreendida. Muitas vezes, a descrição é vista como única forma de interpretação da paisagem e é definida como a “descrição da Terra”.
Mas descrever é apenas um dos momentos do aprendizado e, como a observação, constitui um ponto de partida para a leitura e a explicação da paisagem. Para permitir que seus alunos construam esses procedimentos, o professor deve planejar a realização de excursões e a utilização de mapas, fotografias, imagens aéreas e de TV. As aulas descritivas são necessárias, mas não suficientes para que se compreenda a dinâmica de uma paisagem. É preciso, ainda, explicar e localizar no espaço geográfico seus componentes e compará-los com os de outras paisagens.
Alunos associam
figuras