rótulos ambientais e selos verdes
Atualmente percebe-se a valorização na sociedade em consumir produtos ambientalmente corretos e saudáveis. Vários países, como manifestação de consciência ambiental, adotam mecanismos de rotulagem com atribuição de “selos verdes” a produtos que atendam critérios de controle previamente estabelecidos (WUNDERVALD, 2010).
Desde 1977 começa a preocupação com a certificação ambiental.
A partir dessa iniciativa alemã, com o rótulo ecólogico: Anjo Azul, deu-se a contrapartida para informar o consumidor sobre os produtos de vista ambiental (FIGUEIREDO, s.n.).
CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PELO MUNDO DO TIPO 1
De acordo com a definição ISO, os rótulos ambientais certificados (tipo I) são:
Programas voluntários que concedem rótulos refletindo uma preferência ambiental global de um produto dentro de uma categoria particular, baseados em considerações do ciclo de vida (WUNDERVALD,2010).
SELOS AMBIENTAIS E SELOS VERDES
O Selo verde surgiu a partir da crescente preocupação ambiental dos consumidores, principalmente do mercado europeu. Foi quando governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais (WUNDERVALD, 2010).
RÓTULOS AMBIENTAIS E SELOS VERDES EM PRODUTOS DA MODA
A necessidade das empresas de vender uma imagem ligada à causa ambiental alimenta a indústria das certificações ecológicas, que cresce sem parar (ISTO É, 2013).
REFERÊNCIAS
WUNDERVALD, Adriana. Um estudo sobre a rotulagem ambiental de produtos. 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2013.
FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Ecodesign – certificação ambiental. s.n. Disponível em: http://www.cce.ufsc.br/~lff/senac_di/DInter_parte%204_Certificacao%20e%20Iso%2014000.pdf.