ciencias formais
A mudança constante da definição da palavra ciência pode ser a causa primária para essa confusão. No latim original e em outras línguas, a palavra correspondente a ciência significa (campo de) conhecimento. Não há duvidas portanto que a matemática é, nesse sentido, uma ciência. A especialização restringindo o significado do método científico moderno foi feita posteriormente.
A noção que as ciências formais são também ciências naturais é também atribuída para a proximidade da relação entre a ciência formal e disciplinas como a física e química. Atualmente, matemática e estatística são muito aplicadas nas ciências naturais e sociais e são essenciais para a maioria dos pesquisadores nessas áreas.
A intenção original dos pesquisadores em estudar matemática seria outra razão. Desde o início da história da matemática, até os séculos mais recentes, os matemáticos acreditavam que o mundo físico era construído de acordo com a matemática. Por exemplo, Pitágoras acreditava que tudo estava relacionado com a matemática e que os números eram a última realidade. Mais tarde, Issac Newton também pensou que Deus usou a matemática para modelar o mundo, e assim o estudo da matemática seria idêntico ao estudo da natureza. Então não é surpresa que a matemática e outras ciências formais relacionadas tenham sido consideradas como ramos das ciências naturais.
Por outro lado, muitos pesquisadores se opõem a inclusão das ciências formais como um ramo das ciências. Eles admitem que a