Cidos
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na acumulação de capital cujos meios de produção são de propriedade privada. As principais características do capitalismo são: o lucro, o acúmulo de riquezas, as relações de poder, o trabalho assalariado, o crescimento econômico e o controle dos sistemas produtivos.
O capitalismo surgiu no século XV a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia. Assim, foi na passagem da Idade Média para a Idade moderna, que ocorreram diversas modificações no âmbito econômico e social como, por exemplo: o progresso, a urbanização e o advento de novas técnicas de produção.
Podemos dizer que o capitalismo está dividido em três fases. São elas: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo), Capitalismo Industrial (Industrialismo) e Capitalismo Financeiro (Capitalismo Monopolista). Assim, o pré-capitalismo ou capitalismo comercial, chamado também de mercantilismo, vigorou dos séculos XV ao XVIII cujo intuito principal estava no acúmulo de capital, exploração de terras e comercialização de bens, sempre com o intuito de enriquecimento.
O Capitalismo Industrial surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção, que neste caso, passa dos produtos manufaturados para grandes escalas de produção, ou seja, os trabalhos artesanais são neste momento, feito pelas máquinas.
O capitalismo financeiro, iniciado no século XX, após a segunda guerra mundial, vigora até os dias atuais. Baseados no fenômeno da globalização o capitalismo financeiro está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações por meio do monopólio financeiro.
CENTRO DE ECINO EDUCACIONAL VALE DO AMANHECER
Amanda Afonso n°01 Ana Deborah n°03 Raissa n°25 Suellen n°27
Planaltina DF, (segunda-feira) 27 de Outubro de 2014
CENTRO DE ECINO EDUCACIONAL VALE DO AMANHECER