Empregabilidade dos cidos
Ácido Fórmico:
Catalisador Químico: O ácido fórmico é um catalisador intermediário na produção de vários compostos químicos e farmacêuticos como: cafeína, enzimas, antibióticos, adoçantes artificiais, agentes protetores de plantas, plastificadores de PVC e antioxidantes para borracha.
Ácido Acético:
O ácido acético é usado para obtenção direta de ésteres de acetato, por exemplo, acetato de celulose e acetato de etila, isso corresponde a 20% de seu uso na Europa. Aplicado em diversos ramos da indústria como na produção de PET (politereftalato de etileno, um polímero impermeável a gases e por isso é utilizado na fabricação de garrafas para refrigerante). Utilizado na indústria farmacêutica, em limpeza e em desinfecção.
Ácido Propiônico:
É o responsável pelo cheiro característico do queijo suíço. Durante o período principal de maturação deste tipo de queijo, Propionibacterium shermanii e microrganismos similares, convertem ácido lático e lactatos aos ácidos propiônico e acético e a dióxido de carbono. O gás CO2 gerado é responsável pela formação dos “buracos” característicos do queijo suíço.
Ácido Butírico:
Esse ácido é utilizado pela indústria farmacêutica na síntese de aromáticos e em agentes emulsificantes e plastificantes. A indústria alimentícia utiliza os ésteres do ácido butírico na composição do sabor artificial de alguns alimentos e bebidas; no curtimento do couro aplica-se os sais de cálcio desse ácido.
Ácido Valérico:
É o responsável pelo aroma do queijo Roquefort. Foi isolado pela primeira vez da raiz de uma valeriana (do Latim valere).
Ácido Capróico:
Ácido Caprílico:
O ácido caprílico é usado comercialmente na produção de ésteres usados em perfumaria e também na fabricação de corantes. Também é conhecido por suas propriedades antifúngicas, e é bastante recomendado por dermatologistas no tratamento de candidíase. É utilizado ainda no tratamento de algumas bactérias infecciosas.
Ácido Cáprico:
Utilizado em formulações