Argamassa
TRAÇO DE ARGAMASSA
Itajaí
Abril de 2015
TRAÇO DE ARGAMASSA
Relatório de aula prática de Traço de Argamassa, realizado por alunos do curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, apresentado como requisito para a M1 na Universidade do Vale do Itajaí, na disciplina de Tecnologia da Construção Civil II.
Prof: André Matte Sagave.
Itajaí
Abril de 2015
INTRODUÇÃO
A argamassa é um dos elementos mais usuais na construção civil há muito tempo, inclusive no modo como ela é praticada no Brasil até hoje. Composto homogêneo formado por aglomerante, agregados e água, além de materiais aditivos para fins pré-determinados, possui a propriedade de aderir a materiais porosos e enrijecer após certo tempo. Entre suas diversas funções estão a distribuição uniforme de cargas atuantes nas alvenarias através do assentamento de tijolos, blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica, tacos de madeira, etc.; Selar as juntas impermeabilizando superfícies e impedindo percolação; A regularização de paredes, pisos e tetos (aprumando, tapando buracos, eliminando ondulações, nivelando e corrigindo imperfeições); entre outros.
Porém, embora seu uso esteja bastante difundido e consolidado nas mais variadas áreas da construção civil, ainda é comum o emprego deste material com imperícia e sem as devidas precauções de traço de modo a evitar patologias futuras nas construções, uma das principais dores de cabeça que envolvem o pós venda dentro dos seus vários destinos dentro da obra.
De modo a evitar que estes problemas ocorram, o primeiro passo é conhecer a fundo as propriedades de cada componente da argamassa, sua influência no produto final e quais destas variáveis são pertinentes ou não para cada finalidade, de modo a proporcionar repertório para que o engenheiro, mestre de obras ou responsável técnico em exercício tome a melhor decisão na hora de determinar o produto que irá usar no momento da