fisilogia do sistema osteo
2678 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMACENTRO DE ENSINO SUPERIORES DE COROATÁ – CESCR
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
FISIOLOGIA DO SISTEMA OSSO
Coroatá – MA
2015
Mayara Fernandes Silva
Maria Rayane da Silva Sales
Paula Késia do Nascimento Silva
Reverson Benjamim dos Santos Silva
FISIOLOGIA DO SISTEMA OSSO
Trabalho apresentado na Universidade Estadual do Maranhão. Departamento de Enfermagem. Disciplina Fisiologia, solicitada pelo Professor Franco Celso, para obtenção da 2° nota referente ao 2° período.
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................
2. Desenvolvimento..............................................
INTRODUÇÃO
O osso é caracterizado pela a presença de cálcio e fibras de colágeno tendo sua função de sustentação, movimentação, proteção de órgãos, produção de células do sangue e reserva de energia. O esqueleto humano é formado por 206 ossos.
Quando à forma, podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura Exemplos: o fêmur (o osso da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna).
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, popularmente chamada de “rótula” (osso do joelho)., os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são finos e achatados. Exemplos: a escápula, osso situado na região do ombro, as costelas e os ossos do crânio.
FISIOLOGIA DO OSSO
Generalidades
Os ossos, juntamente com os dentes, constituem os tecidos duros, ou mineralizados, do corpo, com um alto conteúdo extracelular de cálcio e fósforo depositados em forma cristalina; são tecidos de alta resistência, apropriados para constituir o esqueleto que outorga a morfologia geral do corpo, abriga os órgãos viscerais e serve para a inserção do tendão muscular. Por isso, representa o esqueleto somático.
Características