Cidos
Ácidos
Dizia-se que ácidos eram substâncias que apresentavam sabor azedo ou ácido e produziam mudança de cor dos indicadores.
Evidentemente, essas propriedades não são completas nem específicas, pois outras substâncias podem também apresentá-las.
Com o passar do tempo, foram estabelecidos conceitos mais definidos para a caracterização dos ácidos, tais como o de
Arrhenius , Brönsted - Lowry e o de Lewis.
Baseando-se em critérios distintos, o americano Gilbert Lewis definiu ácido como uma substância que pode aceitar um par de elétrons, partículas subatômicas de carga negativa, que giram em torno do núcleo atômico.
Tipos de Ácidos
Ácido Sulfúrico;
Ácido Clorídrico;
Ácido Nítrico;
Ácido Fosfórico;
Ácido Acético;
Ácido Carbônico;
Ácido Fluorídrico;
Ácido Nucleico;
Força dos Ácidos
De acordo com a teoria de Arrhenius, a classificação de força dos ácidos é determinada a partir da quantidade de íons liberados a cada quantidade estequiométrica de ácido molecular.
Ácido forte : Um ácido forte é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H+ , mas não os recebe.
Exemplos de ácidos fortes: ácido hidroiodico – HI; ácido hidrobromico – HBr; ácido perclórico – HClO4; ácido clorídrico (HCl); ácido sulfúrico (H2SO4 – apenas a primeira dissociação); ácido ptolueno-sulfurico (CH3C6H4SO3H – o ácido orgânico mais forte conhecido).
Ácido fraco : Os ácidos fracos também liberam íons H+ , mas parcialmente, estabelecendo um equilíbrio químico. A maioria dos ácidos orgânicos são fracos, além de alguns sais como o cloreto de alumínio. Classificação dos Ácidos
Ácidos
orgânicos: Descobertos pelo químico sueco Carl Wihelm Scheele, os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que apresentam átomos de carbono em sua fórmula.
Exemplos de ácidos orgânicos: ácido acético (vinagre), ácido tartárico (uva); ácido cítrico (laranja, limão, acerola); ácido fosfórico (utilização na fabricação