Cidadania
Direitos Humanos
Maria Victoria Benevides
Texto disponível em www.iea.usp.br/artigos
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor, não refletindo necessariamente as posições do IEA/USP.
Cidadania e Direitos Humanos
Maria Victória de Mesquita Benevides Soares
O presente trabalho insere-se na temática da Cátedra UNESCO/USP, de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos
Avançados da Universidade de São Paulo.
A UNESCO é uma instituição internacional vinculada à ONU e diretamente voltada para as questões de educação e cultura. As cátedras da UNESCO são organizadas em vários países abrangendo varias áreas. Existem cátedras no campo da ciência e tecnologia, por exemplo, nas suas diversas especificidades. Esta cátedra de Educação para a Paz, Democracia, Direitos Humanos e Tolerância é a primeira no gênero a ser organizada num país de língua portuguesa.
Na USP a cátedra está sediada no IEA - Instituto de Estudos Avançados, com um conselho presidido pelo Prof. Dr. José Mário Pires Azanha. O conselho estabeleceu algumas prioridades, denominadas linhas de atuação, que abrangem conferências, publicações, inclusive de textos paradidáticos, realização de pesquisas, cursos e eventos diversos. Saliento apenas mais um ponto que diz respeito ao próprio titulo da cátedra.
Consideramos que falar em democracia, em tolerância, em direitos humanos e paz pode ser entendido como redundância, uma vez que não podemos imaginar democracia sem respeito aos direitos humanos, democracia com intolerância, seja de que tipo for, democracia sem justiça, e a justiça, como sabemos, é uma condição para a paz. Esse título amplo e pomposo da cátedra reflete, na verdade, as preocupações de uma assembléia internacional, marcada por divergências e conflitos entre os países, inclusive aquelas diferenças profundas na abordagem de problemas éticos, com raízes históricas na diversidade