Cidadania
Introdução
A União Europeia (UE) é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa.
[ ]A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1957.
Nos anos que se seguiram, o território da UE foi aumentando de dimensão através da adesão de novos Estados-membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua esfera de influência através da inclusão de novas competências políticas.
União Europeia
Atualmente constituída por 28 países, com uma população de 508 milhões de habitantes e uma área de cerca de 4,4 milhões de km2.
Esta organização internacional, que visa uma união política, económica e social, levou à abolição das barreiras alfandegárias e à criação de uma moeda única, conservando as instituições e os regimes políticos de cada país.
O espaço comunitário europeu é bastante inferior ao de países como a Rússia Canadá ou os EUA, no entanto, a sua população é a 3ª maior do mundo.
As principais etapas da construção europeia
O processo de formação e constituição da União Europeia foi relativamente lento.
Hoje o agrupamento ostenta a posição de maior e mais avançado bloco económico do mundo, formando um verdadeiro “Estado Europeu”, com uma elevada integração territorial.
Em 1952, juntaram-se ao Benelux: França, Alemanha e Itália, dando origem à CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), criada no sentido de estabelecer um mercado siderúrgico em comum para integrar a produção industrial e o fornecimento de matérias-primas em todo o agrupamento.
Após a formação da CEE, ingressaram no bloco nas décadas seguintes: Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Espanha e Portugal, totalizando aquilo que se convencionou chamarem de A Europa dos 12. Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha Oriental também foi