conhecimento e pesquisa científica
CLEBERSON FRANK
HECTOR HEINZ
CONHECIMENTO E PESQUISA CIENTÍFICA
Novo Hamburgo
2014
CLEBERSON FRANK
HECTOR HEINZ
CONHECIMENTO E PESQUISA CIENTÍFICA
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Metodologia Científica
Prof. Benicio Backes
Novo Hamburgo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONHECIMENTO 4
2.1 PROCESSO 4
2.2 POSSIBILIDADES 4
2.3 FONTES 6
2.4 TIPOS 6
2.5 IMPORTÂNCIA 7
3 PESQUISA CIENTÍFICA 8
3.1 A ATIVIDADE DA PESQUISA 8
3.2 CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE 8
3.3 ASPECTOS ÉTICOS 9
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O conteúdo a seguir aborda assuntos necessários para esclarecer, de forma geral, o conceito de dois temas relativamente ligados entre si: o conhecimento e a pesquisa científica.
O conhecimento se dá basicamente através do fato de o ser humano ser racional, diferenciando-se dos demais seres, tendo a capacidade de pensar e compreender a realidade ao seu redor, enquanto a pesquisa científica depende, fundamentalmente do conhecimento em si, para ser elaborada seguindo normas e padrões estipulados cientificamente.
Este trabalho tem como objetivo conceituar esses temas, de forma que possa demonstrar seus conceitos, processos e importância, para acrescentar no conhecimento em geral, contribuindo para o desenvolvimento cientifico e cultural.
2 CONHECIMENTO
O conhecimento surgiu praticamente junto com o ser humano, que no decorrer do tempo se diferenciou dos outros seres, pelo fato de raciocinar. A seguir veremos alguns temas a serem estudados.
2.1 PROCESSO
Devido a sua necessidade de sobrevivência, os seres vivos têm a habilidade de se adaptar às imposições do meio em que vivem. Podemos usar como exemplo a minhoca, que não tem olhos, porém, são dotadas de tato e olfatos muito apurados para viver em seu ambiente (SANTOS, 2001, p. 45), já o ser humano vai mais além, ele tem a capacidade de pensar, podendo compreender e explicar a realidade onde vive.
Existem dois