meioambiente
Neste trabalho abordaremos questões como a importância da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sobre a água, como recurso estratégico à sociedade e bem comum que deve ser compartilhado por todos.
Espera-se com esse trabalho, buscar soluções que dizem respeito à crescente agressão praticada pelo homem contra os recursos hídricos, sem contudo, deixar de progredir com responsabilidade socioambiental, pois não há como pensar em qualquer atividade sem a presença humana.
A água é essencial à vida, todos os organismos vivos, incluindo o homem, dependem da água para sua sobrevivência.
De acordo com os autores Pires, Ewerton de Oliveira, Feijó, Cláudia – Cristina Ciappina, Luiz, Leila Casagrande. Gestão de recursos hídricos: gestão ambiental (2009, p.3), define-se como bacia hidrográfica, um conjunto de terras drenadas por um curso de água, um rio e seus afluentes, cuja vazão seja descarregada e limitada por unidade topográfica mais elevada, sendo denominada como divisor de água ou interflúvio.
Desde então, o São Francisco passou a ser visitado regularmente pelas naus européias e, mais tarde, seria o principal pavimento para a colonização dos sertões goianos, o chamado Brasil-Central. No primeiro momento, porém, o terreno desconhecido e a resistência dos índios dificultaram o domínio da região.
Duas décadas depois de seu descobrimento, em 1522, o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, o português Duarte Coelho, funda a cidade de Penedo, em Alagoas. Com a autorização da coroa portuguesa, em 1543 começa a criação de gado na região, atividade econômica que marca a história do vale do São Francisco que chegou a ser chamado de “ Rio-dos-Currais”. Estes foram os primeiros passos para o início da colonização.
Águas que contribuem para o desenvolvimento de 521 municípios
Fundamental pelo volume de água transportada para o Semiárido, a Região Hidrográfica do São Francisco abrange 521 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais,