Respostas de meioambiente
- veículos elétricos devem passar a ser produzidos em larga escala mundial.
Importantes tecnologias no setor da construção civil para melhorar a ecoeficiência de prédios domésticos e comerciais passarão por aprovação de regulações governamentais até 2020 e consolidação de padrões internacionais até 2030.
Duas grandes decisões são urgentes: facilitar os investimentos em tecnologias limpas e impulsionar o emprego de tecnologias já existentes para melhoria da eficiência energética e da redução da emissão de gases em termos globais. A nanotecnologia e a biotecnologia são algumas aplicações já existentes nesse grupo de tecnologias.
O prefixo "nano" tem origem no idioma grego e significa "anão". A nanotecnologia engloba tecnologias em escala nanométrica (um nanômetro representa um milionésimo de um milímetro). Dentre os seus benefícios estão a otimização do uso de recursos e menor impacto ambiental. Está presente em medicamentos e cosméticos. A biotecnologia permite, dentre outras aplicações, o cultivo de micro-organismos para obter bens e serviços. Um exemplo é o tratamento de efluentes por meio da ação de micro-organismos. A biotecnologia está presente em diversas áreas, como nas indústrias farmacêutica, de sementes, dentre outras.
Quando se trata do futuro das tecnologias limpas, há que se pensar nos seguintes aspectos:
- nenhuma delas isoladamente poderá solucionar os problemas complexos que enfrentamos hoje;
- está condicionado a ações coordenadas e responsáveis nos campos político, econômico, cultural, social e ambiental;
- o consumo da eletricidade ainda perdurará por muito tempo até a consolidação das novas fontes de energia sustentável.
A maioria das fontes de energia renováveis aborda a geração de eletricidade, enquanto que os biocombustíveis oferecem uma alternativa para o petróleo no uso dos