Ciclo vital primeira infância
O trabalho descrito a seguir traz como objetivo descrever as necessidades básicas do ser humano em uma determinada etapa do ciclo vital do mesmo; a criança. O ciclo vital humano é um conjunto de fases da vida, onde ocorre uma série de mudanças ao longo do tempo para a construção do ser humano até seu estágio final. Visando que o ciclo vital desenvolve-se através de inter-relações e conhecimento da existência pessoal, o trabalho inicia com três questões que abordam os temas: corpo, corpo nu e corporeidade. Os três conceitos citados se ligam, inclusive com o assunto principal do trabalho, no momento em que a corporeidade é a forma como lidamos com o corpo, seja ele nu ou não, dentro de um processo de interação entre pessoas; no caso entre Enfermeiro e paciente.
Questões corpo e corporeidade
1-) A corporeidade evidencia-se em um exame físico quando fazemos o contato com o paciente, não vendo somente o corpo ‘doente’ à nossa frente, e sim, um ser com uma história de vida que a partir dela o levou a estar com tal estado de saúde. Desenvoltura, conhecimento e a visão ampla do ser à nossa frente são essenciais para a realização de um exame físico.
2-) Evitadas: ignorar o corpo nu, fingindo estar tudo bem não levando em conta a individualidade do paciente. A questão do poder sobre o corpo enfermo sem ética, sentimento ou qualquer que seja a consideração. Esperadas: explicar como será o procedimento, tratando o paciente com a maior individualidade possível. ‘Ter o sentimento’ de que está lidando com o corpo nu e que realmente não é algo ‘normal’ para ficar sendo exposto, é a questão do poder sobre o corpo de uma forma mais amena, sentimentalista, individualista e humana.
3-) Depende do ponto de vista que é analisado. Por exemplo, o cuidado com um idoso requer mais interação do que o cuidado com um bebê, o dinamismo usado numa consulta com uma criança é muito mais elaborado do que o usado para atender um adulto ou