Desenvolvimento Humano - Resumo Cap 1
RESUMO DO LIVRO DESENVOLVIMENTO HUMANO Cap. 1
2011
O Estudo do Desenvolvimento Humano
VICTOR: O menino selvagem de Aveyron.
Em janeiro de 1800, na cidade de Aveyron, sul da França, um garoto foi achado nu, com muitas cicatrizes em seu corpo, ele não falava e aparentava ter 12 anos. Esse garoto foi levado para uma escola de surdos-mudos em Saint-German, para ser cuidado por um homem chamado Jean-Marc-Gaspard Itard. O garoto foi chamado de Victor.
Itard, que era estudante de uma nova ciência na época conhecida como medicina mental ou psiquiatria, começou a estudar o desenvolvimento de Victor, pois Itard acreditava que o desenvolvimento dele tinha sido limitado por causa do isolamento que Victor teve. Itard o levou para sua casa e aos poucos foi ensinando coisas básicas do aprendizado de uma criança. Victor aprendeu algumas palavras a emitir alguns sons e até a criar pequenas frases, mas nunca aprendeu a falar perfeitamente. Victor morreu em 1828 perto dos 40 anos.
Como o Estudo do Desenvolvimento Humano Evolui
O desenvolvimento humano é o estudo científico das características da vida das pessoas quer elas mudem ou quer elas permaneçam estáveis. Esse campo da Psicologia teve início com Itard quando este estudou Victor. No fim do século XIX havia uma discussão sobre qual fator era predominante no desenvolvimento humano, a natureza ou a experiência, ou seja, se é o inato ou se são as influências externas. Já no século XX um estudioso chamado G. Stanley Hall, começou a estudar sobre o desenvolvimento que continua depois da infância e lançou um livro chamado Adolescência, e anos depois publicou um livro chamado Senescência: A Última Metade da Vida, sendo assim um dos primeiros psicólogos a se interessar pelo envelhecimento.
O estudo do ciclo vital nos Estados unido teve início em programas que acompanhavam crianças superdotadas até a idade adulta. Como os estudos começaram a se estender á vida adulta os cientistas começaram a