PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CICLO VITAL - PRIMEIRA INFÂNCIA TRABALHO DE OBSERVAÇÃO
Ana Carolina Mattos
Matheus Scudeletti
Paulo Henrique da Silva
A segunda infância
Observação de Crianças de 0 - 12 anos
Bauru - SP
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
Ana Carolina Mattos
Matheus Scudeletti
Paulo Henrique da Silva
A segunda infância
Observação de Crianças de 0 - 12 anos
Atividade Prática supervisionada 1º Bimestre para integração de conteúdoteórico ao prático do curso de psicologia apresentado a Universidade Paulista - UNIP.
Orientadora: Prof.ªEliane Silva Gabas
Bauru - SP
2015
“O brincar dá às crianças uma chance de praticar o que estão aprendendo... Elas têm que brincar com o que sabem que é verdadeiro a fim de descobrir mais, e então podem usar o que aprenderam em novas formas de brincar.”
(Fred Rogers, Mister Rogers TalksWithParents (1983) )
Sumário
1.INTRODUÇÃO 4
2.1. OBJETIVOS GERAIS 5
2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS 6
3. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 7
4. DADOS TEORICOS 9
5. CONCLUSÃO 12
6. BIBLIOGRAFIA 13
7. ANEXOS 14
1. INTRODUÇÃO
O estudo da psicologia abrange diversas áreas, dentre elas, a Psicologia do desenvolvimento ciclo vital. Referida abordagem estuda a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento desde a concepção até o final da vida do ser humano.
Acompanhar o desenvolvimento de uma criança é fundamental para que possamos entender como o desenvolvimento de uma fase pode interferir diretamente em outra, e assim poder entender o que ocorre nas diversas etapas de sua vida.
O Crescimento é um processo continuo, sujeito a variações em função do ambiente e padrão cultural. Portanto é indispensável a sua monitorização durante toda sua infância e adolescência. As influencias sobre o desenvolvimento e crescimentos são inúmeras, isto pode ocorrer pela forma com que a criança é criada ou pelo seu convívio com outras pessoas.
Este desenvolvimento pode ser dividido em dois: o Desenvolvimento psíquico e o físico, onde há mudanças