Trabalho APS1
Curso: Psicologia
Campus: Paraíso
ATIVIDADE PRATICA SUPERVIDIONADA
Observação de Crianças
Psicologia de Desenvolvimento do Ciclo Vital
Prof. Ruth Gheller
Nome: Juliana Oliveira da Silva
RA: C2593D-8
São Paulo-SP
2014
1
SUMARIO
1. Introdução
02
2. Relatório de observação 1
03
3. Relatório de observação 2
04
4. Tabela de analise individual 1
05
5. Tabela de analise individual 2
07
6. Conclusão
08
7. Bibliografia
09
2
Introdução
De acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina Psicologia do desenvolvimento do ciclo vital, podemos dizer que as crianças observadas fazem parte da primeira infância.
O trabalho de observação visou suas capacidades cognitivas, motoras, psicossociais e afetivas em atividades livres.
3
Relatório de Observação 1:
Crianças na primeira infância, 2-3 anos, em ambiente escolar na hora do almoço.
Pudemos observar que as crianças nessa faixa etária são muito ativas e tendem a movimentar-se o tempo todo. Pudemos percebe o fato de que durante o período de espera pela refeição não permaneceram sentados e estavam inquietos.
Observou-se:
Cognitivo – As crianças demonstram capacidade de linguagem e boa percepção, já que notaram nossa presença e agiram com timidez. Conversam, gesticulam, cantam, dançam e forma frases completas, interagindo com os colegas e educadores. Além de possuir o parcial entendimento já que, já que entendem mas não gravam o que lhes é dito por exemplo: Regras.
Motor- As crianças já dominam a coordenação motora, tem facilidade para andar comer, correr carregar o prato, sentar, pular brincar, etc.
Psicossocial- O social é bem amplo, as crianças interagem com os demais colegas e educadores, comunicam-se com facilidade.
Afetivo- Já é possível notar a presença de parcela afetiva no desenvolvimento, pudemos observar a relação de proximidade, apego e afinidade entre as crianças e seus educadores.
4
Relatório de observação 2:
Crianças na primeira infância, 2-3 anos, observadas