Ciclo Vital: os efeitos do tempo
Os Efeitos Do Tempo
Angelica Callegari
Emanuelle Aline da Silva
Lilian Zanella
Suiana Cristina Pagliari
Prof. Graciela Bocalon
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática (MAD 0192-1) Psicologia Geral e do Desenvolvimento
10/06/2013
RESUMO
O caráter desenvolvimentista sobre o ciclo vital reside especificamente na identificação de uma sequência previsível de transformações no ser humano, em função do cumprimento de tarefas bem definidas. Desta maneira podem-se compreender os fenômenos e processos do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital e de relacionamentos físicos, cognitivos e psicossociais dos oito períodos, sendo eles o pré-natal, a primeira infância, segunda-infância, terceira-infância, adolescência, jovem adulto, meia-idade e terceira idade. Estudá-los com mais profundidade permite entender melhor as outras pessoas e a si próprio.
Palavras chaves: Ciclo vital. Desenvolvimento. Períodos.
1 INTRODUÇÃO
As noções sobre o ciclo da vida vêm desde os tempos antigos, bem como o conceito e o conhecimento dos seres humanos para saber quem nasceu e vai morrer, considerando que o desenvolvimento humano é um processo de constante de mudança que continua ao longo de toda a existência humana, razão pela qual cada ciclo da vida é muito importante, pois influencia os primeiros anos de vida de cada um, e afeta ou enriquece os anos. (BENITEZ, 2012).
Então Desenvolvimento Humano é um curso que é interativo e dinâmico que uma constante desde a concepção, nascimento e maturidade, bem como vários fatores e geneticamente determinada conduta, que causam anomalias de desenvolvimento ao longo da vida, também é complexa, devido ao crescimento e à mudança de todos os seres humanos. (MEDINA 2013).
Em linhas gerais, os estágios mantêm uma seqüência estável, nenhum é omitido, cada um é uma sequência do anterior e base para o seguinte, sendo que, apesar de cada fase ter uma idade