ciclo de controle de qualidade
Antes de iniciarmos o assunto proposto algumas considerações básicas devem ser expostas no intuito de melhor elucidar a importância do tema tratado dentro do ambiente empresarial. Dessa forma, podemos compreender como inspeção de segurança o conjunto de ações direcionadas para a detecção riscos que representem, em qualquer magnitude, potencial para causar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Ainda nesse contexto seus objetivos podem ser compreendidos como a elaboração de um levantamento das irregularidades existentes nos postos de trabalho, além de propor ações para tratar tais desvios que comprometem a segurança e saúde do trabalhador.
Tais inspeções podem ocorrer em todos os postos de trabalho existentes dentro da organização envolvendo nesse processo diversos níveis hierárquicos, ou seja, não esta limitada a cargos de liderança e nem tão pouco a cargos operacionais. Nesse quesito a grande importância esta associada ao olhar e capacidade critica do observador, qual nível de sua percepção de riscos e em como o mesmo consegue associar e trazer tal percepção para realidade da empresa e de suas operações.
Podemos exemplificar alguns itens a serem observados para melhor compreensão, sendo eles:
Falta de protetores em máquinas;
Proteções danificadas;
Má utilização ou ausência de 5S;
Existência de improvisações (uso inadequado de equipamentos e ferramentas de trabalho);
Ausência ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI);
Falta ou emprego de forma incorreta de equipamentos de proteção coletiva (EPC), entre outros.
Outro aspecto de grande importância a se mencionar seria o ambiente de trabalho, ou seja, o Layout da operação. Tal ponto também poderia ser tratado com uma forte política de 5S que neste caso deveria ocorrer na fase de implementação/elaboração do mesmo. Nesse contexto podemos observar os seguintes fatores:
Iluminação natural;