TQC
Capítulo 1: Sobrevivência e Produtividade O objetivo do Controle Total da Qualidade, como abordagem gerencial nas empresas, é criar condições internas que garantam a sobrevivência das organizações a longo prazo. E o objetivo das organizações humanas é atender às necessidades do ser humano na sua luta pela sobrevivência na Terra. Nesse contexto, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos. Pode-se, então, representar a produtividade como o quociente entre o que a empresa produz (output) e o que ela consome (input). O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia de sua competitividade. Na entanto, estas coisas estão todas interligadas: a garantia de sobrevivência decorre da competitividade, a competitividade decorre da produtividade e esta da qualidade (valor agregado).
Capítulo 2: Controle da Qualidade Total (TQC) O objetivo principal de uma empresa (sua sobrevivência por meio da satisfação das necessidades das pessoas) pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total. O controle da qualidade total atende aos objetivos da empresa por ter as seguintes características básicas:
a. É um sistema gerencial que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento dessas necessidades;
b. É um sistema gerencial que visa manter os padrões que atendem às necessidades das pessoas;
c. É um sistema gerencial que visa melhorar continuamente os padrões que atendem às necessidades das pessoas, a partir de uma visão estratégica e com abordagem humanista.
A Qualidade Total são todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas e, por conseguinte, a sobrevivência da empresa. Essas dimensões são: qualidade, custo, entrega