Trabalho de tqc
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Bento Gonçalves
O verdadeiro critério da boa qualidade, é a preferência do consumidor.
IVORLAN AMARAL DE FARIAS
Bento Gonçalves
2011
IVORLAN AMARAL DE FARIAS
Artigo das disciplinas de Fundamentos da Logística, e Português Instrumental no primeiro semestre do curso de Tecnologia em Logística apresentado como requisito parcial da obtenção das médias nestas disciplinas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Goncalves.
Orientadores: Luiz Henrique R. Camfield Carina Fior P. Balzan
Bento Gonçalves
2011
SUMÁRIO
1 Histórico 4
2 Deming (William Edwards Deming) 4
3 Juran (Joseph M. Juran) 4
4 Feigenbaum (Armand V. Feigenbaum) 5
5 Ishikawa (Kaoru Ishikawa) 5
6 VICENTE FALCONI 6
I. O que é o controle de qualidade total? 7
V. Resposta rápida e eficaz 8
INTRODUÇÃO
CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL
1 Histórico
Do ponto de vista industrial, base para o moderno conceito de qualidade conforme aplicado a produtos e serviços, pode-se destacar a evolução das práticas que, juntas, são chamadas de “Engenharia da Qualidade”, a partir da década de 1950, com o advento do conceito de “Gestão da Qualidade Total”, no Japão do pós-guerra.
Estes conceitos ganharam o mundo pelas visões de “gurus” da Qualidade Total, liderados pelos quatro principais nomes: Dr. W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Philip B. Crosby e Feigenbaun.
A Deming é creditado o aumento de produção dos EUA durante a segunda guerra mundial, também sendo conhecido como o pai do reavivamento da indústria japonesa do pós-guerra.
Procura-se descrever, a seguir, as principais contribuições relativas ao gerenciamento da qualidade sob a interpretação de Deming, Juran, Feigenbaun, Ishikawa, e Vicente C. Falconi. Em seus trabalhos são levantados suas principais