Redes
AISE
2. Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerir os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos), a BIOS procura pelo sistema operacional alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controlo da máquina.
3.
3.1. Em computação, o núcleo é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores.
Este serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feitos a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo incluem, gerir os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).
3.2 Processo, no contexto da informática, é um programa de computador em execução.
Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória e espaços de endereçamento.
3.3 Em informática, uma chamada de sistema é o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do sistema operacional, ou mais especificamente, do núcleo do sistema operacional.
3.4 Garantir a integridade dos dados.
Implementação e mecanismos de protecção - memória- dispositivos E/S- CPU.
Modos de acesso – controlam o deadlock.
4. Conjunto de posições de memória que um processo pode referenciar.
Utilidade:
– Assegurar que cada processo dispõe da memória que precisa;
– Garantir que cada processo só acede à memória a que tem direito (protecção),
– Optimizar desempenho dos acessos.
5. Uma pilha é um tipo abstracto de dado.
Por exemplo, um PC moderno usa pilhas ao nível de arquitectura, as quais são usadas no design básico de um sistema operacional para manipular interrupções e chamadas de