psicologia da aprendizagem
Escola de Psicologia e Ciências da Vida
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Cátia Fidalgo (21204477) Steven Marques (21204410)
Unidade Curricular Psicologia da Aprendizagem
2º Ano 2º Semestre, turma 2D2
Docentes: Professor Doutor Jorge Ferreira Professor Doutor Miguel Alvarez
Abril, 2014
Resumo
Com este trabalho, pretendemos compreender de um modo mais aprofundado, os processos fundamentais na aprendizagem associativa por condicionamento clássico, assim como, os métodos básicos para a sua investigação experimental.
Neste trabalho é realizada uma simulação experimental desenvolvida no laboratório virtual Sniffy.
As ferramentas utilizadas durante todo o processo foram o laboratório virtual Sniffy, manual Sniffy, um computador portátil, bloco de notas e uma caneta. O local onde se realizou o experimento foi a residência particular de um dos elementos do grupo.
Numa primeira fase, abordamos os conceitos de habituação e condicionamento clássico nos fenómenos de extinção e aquisição. Numa segunda fase, entramos com maior pormenorização na explicação do condicionamento de segunda ordem. Por fim, numa última fase, apresentamos os procedimentos e uma discussão dos resultados observados no experimento.
Palavras-chaves: Aprendizagem Associativa; Condicionamento Clássico; Investigação Experimental; Laboratório Virtual Sniffy; Habituação; Condicionamento de Segunda Ordem.
Introdução
A Psicologia da Aprendizagem consiste em apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicológico, analisando as bases epistemológicas das duas principais concepções de aprendizagem, com ênfase nas teorias cognitivas da aprendizagem.
O principal interesse estudado pela Psicologia da Aprendizagem, é a relação entre comportamento humano e a aprendizagem, pois segundo teóricos, todo o comportamento dos Homens são