Controle estatistico de processo
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MODELO DE GESTÃO PARA A PEQUENA EMPRESA COMO GARANTIA DA QUALIDADE
CRISTIANO GONÇALVES DE MELO
PARACATU/MG
2008
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão de pessoas
PARACATU/MG
2008
MODELO DE CONTROLE DE GESTÃO PARA A PEQUENA EMPRESA COMO GARANTIA DA QUALIDADE
1 Introdução
Atualmente as empresas vêm enfrentando bruscas mudanças no mercado em que atuam, o que as leva à necessidade de evoluírem das práticas gerenciais existentes para uma abordagem contemporânea acerca de suas necessidades reais. Para isso, os gestores precisam conhecer os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as oportunidades e ameaças externas de sua empresa para implementar ações que permitam o acompanhamento das novas tendências a fim de alcançar seus objetivos. O crescimento de uma empresa depende dentre outros fatores do desenvolvimento de gestão eficaz e pró-ativa. Neste sentido, a gestão deve estar voltada não somente a responder às mudanças de mercado, mas também a oferecer ao mercado um diferencial. Esse diferencial pode ser em preço, qualidade, inovação, agilidade, flexibilidade, atenção às pessoas e à sociedade.
A pequena empresa é de fundamental importância nesse contexto porque propicia o desenvolvimento econômico e social do país e da região onde atua. Se não receber incentivos necessários e orientações claras e seguras para gerir seus negócios, não sobrevive. Neste sentido, o controle de gestão e a gestão da qualidade fornecem bases para que a empresa seja gerida de forma eficaz e por conseguinte produza resultados positivos.
Visando contribuir para a gestão desse segmento empresarial tão importante, apresenta-se um modelo de controle de gestão que utiliza ferramentas de controle e de gestão da qualidade, recomendáveis a cada fase de transição do ciclo de vida de uma pequena empresa.
O modelo de controle de gestão apresentado oferece uma direção