controle estatistico de processos
4429 palavras
18 páginas
INTRODUÇÃO O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica de avaliação da qualidade. Segundo Kume (1993), este sistema foi proposto inicialmente por Walter Shewhart como uma ferramenta para auxiliar na eliminação de variações anormais em processos pela diferenciação de causas comuns e das devidos às causas aleatórias (especiais). Os problemas decorrentes das causas especiais são inevitáveis em qualquer processo. Porém, é possível que exista uma causa assinalável dos problemas decorrentes de causas comuns e que existam fatores relevantes a serem investigados. Através da interpretação da carta de controle, pode-se controlar um processo e eliminar as causascomuns, evitando a continuidade do problema. O CEP pode ser utilizado como um instrumento gerencial de análise do processo de acompanhamento da vazão mínima noturna de um setor. Através da vazão mínima noturna, é possível estimar as perdas existentes em uma região de estudo. As causas das perdas podem ser devido às causas especiais ou às causas comuns. O CEP pode auxiliar na gestão de controle de causas comuns que podem estar ocasionando as perdas.
Controle Estatístico do Processo (CEP)
O CEP constitui-se em um conjunto de técnicas e ferramentas estatísticas, organizadas de modo a proporcionar, através da aplicação destas, a manutenção e a melhoria dos níveis de qualidade de um processo. O CEP pode ser considerado uma ferramenta ou estratégia da qualidade dentre as diversas existentes, sendo, portanto, um dos caminhos para se atingir alguns resultados importantes para uma organização. Com a utilização do CEP, os processos podem ser avaliados, reduzindo-se os desperdícios por meio de uma avaliação constante do processo (Schissatti, 1998).
O Controle Estatístico de Processo (CEP) é, sem dúvida, uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas, visando auxiliar no controle eficaz da qualidade. O gráfico de controle, ferramenta básica do CEP, é resultante do trabalho de Shewhart, nos laboratórios da