Controle estatístico de processo
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
CAIO ZAFALON
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
Joinville
2009/2
CAIO ZAFALON
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
Projeto apresentado ao Instituto Superior Tupy como pré-requisito para obtenção de grau de bacharel em Engenharia de Produção Mecânica.
Profa. Dra. Sueli Fischer Beckert
Joinville
2009/2
CAIO ZAFALON
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
Projeto julgado e aprovado em sua forma final, sendo assinado pelos professores da Banca Examinadora.
Joinville, ____de _______________de __________
______________________________________
Profa. Dra. Sueli Fischer Beckert – IST
_____________________________________
Prof. Dr. Ricardo Martins Cury – IST
______________________________________
Prof. Dr. Adilson José de Oliveira - IST
AGRADECIMENTOS
A minha orientadora Dra. Sueli Fisher Beckert quero agradecer pelo apoio, disponibilidade e ajuda prestada na elaboração deste projeto. Aos meus pais por todo o apoio necessário mesmo nos momentos mais difíceis. E por fim, à minha namorada Rafaella por toda a paciência e carinho durante a elaboração deste projeto.
RESUMO
A verificação eficaz das características da qualidade de um processo de produção necessita freqüentemente de ferramentas do controle estatístico de processo para a detecção, identificação e análise das causas significantes responsáveis por variações que afetam o comportamento do processo de maneira imprevisível. Este projeto apresenta um estudo focado nos gráficos de controle de Shewhart, CUSUM e MMEP a fim de, verificar a sensibilidade dos mesmos. A partir deste pressuposto, um comparativo do desempenho dos gráficos de controle será realizado através de um estudo de caso, em que, os dados inicialmente gerados por simulação e posteriormente coletados de uma empresa metal mecânica local, sendo coletadas as informações reais para a realização de um comparativo no intuito de avaliar as características de