Aprenda a fala em público
Módulo I
A comunicação nada mais é do que o ato de transmitir e receber ideias.
Autoconfiança: Diretamente relacionada ao autoconhecimento, a autoconfiança é uma grande aliada na comunicação. Quando reconhecemos nossos pontos fracos e investimos nos nossos pontos fortes, podemos direcionar melhor nossas ações, o que melhora nossa relação com os nossos interlocutores.
Liderança: Para ser líder é preciso demonstrar habilidades e pontos de vista, compreender a necessidade do outro, estimular e fortalecer o trabalho em equipe. É por meio de uma boa comunicação que os talentos do líder afloram e asseguram-lhe uma posição de confiança.
Oportunidades profissionais: Já dissemos que a comunicação é um diferencial competitivo. Comunicando-nos eficientemente mostramos o que sabemos.
Criatividade: As pessoas mais abertas às comunicações conseguem resolver melhor os problemas, pois tendem a diversificar suas culturas. Além disso, estabelecem novas conexões e relações entre os fatos.
Flexibilidade nas relações interpessoais: Por meio de uma comunicação aflorada desenvolvemos a capacidade de filtrar informações, detectando, assim, as que são mais importantes, e excluindo as que não são. Essa capacidade nos permite compreender melhor as pessoas e aprimorar nossos relacionamentos.
Vitória sobre os nossos desafios: Tendemos a resolver melhor as nossas dificuldades quando nos comunicamos melhor, pois, com a comunicação desenvolvida, temos uma visão mais ampla dos problemas e conseguimos visualizar com mais facilidade estratégias e soluções.
O Medo
No entanto, de nada nos adiantará saber a importância da comunicação e as técnicas para realizarmos uma boa apresentação, se não explorarmos o principal causador do nosso fracasso, tanto na comunicação, quanto nas apresentações que realizamos: o medo.
O medo é um mecanismo de defesa que existe desde o homem primitivo. Ele serve para nos alertar sobre um perigo e nos preparar para