adminitraçao
Administração e Contexto Brasileiro
A administração no Brasil
A administração é uma pratica mundial, no entanto as características distintas das culturas fazem com que a forma de aplicar a administração mude de uma cultura para outra.
O estilo Brasileiro de administrar
A cultura Brasileira possui traços fortes que permite distinguirse de outras culturas nacionais, esses traços definem um jeito brasileiro de administrar em alguns casos isso é bom mas em outros pode dificultar um pouco o trabalho dos administradores.
CONCENTRAÇÃO DE PODER
A concentração de poder
uma das características, ou seja:
Muito nas mãos de poucos, isso representa o lado institucional da relação líder-liderado e reflete a tendência das organizações brasileiras para centralizar o poder e a autoridade no líder.
PERSONALISMO
Representa o lado pessoal da relação entre líder e liderado e reflete a tendência para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais.
POSTURA DE ESPECTADOR
A postura do espectador é um reflexo do protecionismo e da dependência que caracterizaram historicamente a sociedade brasileira. AVERSÃO AO COMFLITO
Aversão ao conflito reflete a tendência para evitar situações de conforto, normalmente como uma forma de liderar com concentração de poder.
FORMALISMO
É o resultado do elevado grau de desconfiança interpessoal característico da sociedade brasileira.
LEALDADE AS PESSOAS
Representa a contrapartida do subsistema pessoal ao formalismo do subsistema instucional e configura-se como um mecanismo de integração.
PATERNALISMO
É o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e personalismo do líder perante os liderados. FLEXIBILIDADE
É um dos traços mais marcantes da cultura brasileira e caracteriza-se pela facilidade de adaptações a novas situações. IMPUNIDADE
É um traço que marca profundamente o comportamento gerencial Brasileiro.