Gestão da qualidade: controle estático do processo (cep), controle do processo e ciclo pdca.
Jessica Varjão
Gestão da Qualidade: Controle Estático do processo (CEP),
Controle do Processo e Ciclo PDCA.
Dois Vizinhos
1º semestre/2013
INTRODUÇÃO
Em meio às transformações que o mundo vem sofrendo sejam elas politicas, econômicas ou sociais, vem levando a todos buscar maneiras de elevar a qualidade de vida.
Para que se haja essa mudança é necessário que ocorra uma transformação que aumente a competitividade econômica tendo como centro dessa atitude a educação e a produção do conhecimento.
Essas mudanças estruturais acabam por descentralizar o poder, e a hierarquia reduz ,faz com que existam mais parcerias e os clientes são mais privilegiados. E para que haja maior concorrência de mercado muitos segmentos da sociedade vem adotando esse modelo.
Do fortalecimento e melhoria de instituições à constituição e captura de novas parcerias e a atualização e melhoria dos processos de gestão, muitas propostas são apresentadas como necessárias para se atuar frente ao desafio em provocar as mudanças.
Tendo como principio a melhoria da qualidade dos processos de gestão, sabe-se que nenhuma transformação poderá ser obtida sem que haja um devido calculo gerencial.
Mas o que é qualidade? Qualidade do ponto de vista gerencial seria um conjunto de fatores que permitem que um produto ou serviço dentro de padrão atendam as necessidades do cliente, com um custo ótimo e dentro do prazo desejado, ou seja, ganho e satisfação da empresa e do cliente.
Do ponto de vista do cliente seria o uso de melhores ingredientes, de materiais caros, componentes confiáveis e melhor compra, ou seja, produto ou serviço bom, bonito e barato.
A busca pela qualidade de bens e serviços não é atual, os consumidores sempre buscaram inspeciona os bem e serviços recebidos, essa ação foi denominada como Era da inspeção, se voltava para o produto final, não visando à qualidade, os produtos defeituosos eram encontrados na mesma proporção que a inspeção.
A era do controle