Chocolate
GASTRONOMIA
VINÍCIUS ARAÚJO FÉLIX DE OLIVEIRA
JALDEMIR SILVA NASCIMENTO
JULIANA CELIA PASTL MALTA
FABRÍCIO BAHIA JIMENEZ
ALICE LEOPOLDINA
MARIA JULIANA RODRIGUES
HISTÓRIA DO HAMBÚRGUER
Maceió
2014
VINÍCIUS ARAÚJO FÉLIX DE OLIVEIRA
JALDEMIR SILVA NASCIMENTO
JULIANA CELIA PASTL MALTA
FABRÍCIO BAHIA JIMENEZ
ALICE LEOPOLDINA
MARIA JULIANA RODRIGUES
HISTÓRIA DO HAMBÚRGUER
Trabalho apresentado ao curso de Gastronomia, sob a orientação da Prof. M Sc. Ernanda Tenório, como um dos pré requisitos de avaliação da disciplina de Lanches.
Maceió
2014
História do Hambúrguer
O hambúrguer, apesar de tido como uma instituição norte-americana, só chegou ao país, pelas mãos de imigrantes alemães, vindos dos arredores de Hamburgo.
A história deste bife de carne moída começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.
Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.
No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).
Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.
Mas vale enfatizar, que ninguém sabe ao certo à verdadeira história da origem do tão famoso hambúrguer que pode ser encontrado nos mais diversos lugares do mundo, há hipóteses distintas, mas que seguem o mesmo princípio básico: primeiramente era apenas pão e carne e com o