Cheque e Duplicata
DISCIPLINA: Fundamentos de Direito Empresarial
CÓDIGO: GST0917 - 3002
ANO/PERÍODO: 2013.1
PROFa. Maria Angelica
DATA: 13/05/2013
Carlos Eduardo Lima
Emmanoel Alves Ferreira
Daniela de Oliveira
Isabel Cristina Oliveira dos Santos
Nádia Thais Belegrino
Pedro Alexandre Lima
Alunos do 1º ano do Curso de Logística
Da FASE (Sergipe - SE)
ASSUNTO: Cheque e Duplicata
CHEQUES
1. INTRODUÇÃO
Antes de aborda o tema proposto, sentimos na obrigação de explanar de forma breve e objetiva o conceito de Títulos de Credito.
Juridicamente, credito é o direito a uma prestação futura, baseada na boa-fé e na Dilação Temporal para a realização de negociações atuais. Os títulos de credito é um documento representativo de obrigações pecuniárias que possui determinadas características legais que representa e mobiliza esse direito.
2. HISTORICO
Ao buscar a historia da origem do cheque encontramos diversas teorias, os franceses atribuem a origem da palavra ao vocabulário inglês to check que traduzido para o português quer dizer verificar ou conferir; já os ingleses acreditam que a originado da expressão francesa echequier, que significa tabuleiro de xadrez, pois de acordo com os ingleses as mesas utilizadas pelos banqueiros tinham a forma de um tabuleiro.
A origem esta diretamente ligada a letra de cambio e nesse ponto alguns especialistas argumentam que os romanos inventaram o cheque por volta de 352 a.C. Outros que foi criado na Holanda, no século XVI, pois em Amsterdam por volta do ano de 1.500 a população costumava depositar seu dinheiro com os cashiers pois apresentavam menor risco do que guardá-lo em casa. Os cashiers concordavam em arrecadar o dinheiro e cancelar os débitos por meio de ordens escritas dos depositantes.
No fim do século XVII, o povo na Inglaterra começou a fazer depósitos com os Goldsmiths, que emitiam notas