Escolas Literárias
O Realismo no Brasil teve como características principais o romance, retrato da burguesia, analise psicológico, essência de verso. Nesse período ocorreu o avanço cientifico, fazendo com que os autores buscassem retratar a sociedade de forma completa, revelando o egoísmo, o adultério, ou seja, todo comportamento humano.
O Parnasianismo é a manifestação poética da época do Realismo optando por resgatar os valores estéticos, suas principais características foram negação do sentimentalismo romântico, descritividade dos objetos e cenas, impassibilidade não interfere na realidade dos fatos, vocábulos eruditos, rimas ricas e raras, vasta utilização do soneto ocorrendo resgate das formas fixas e da métrica rigorosa os parnasianismos faziam sonetos com versos decassílabos ou alexandrinos preocupando com a elegância no vocabulário.
O Simbolismo tem como principais características a valorização da sonoridade, presença constante de figuras de linguagens como aliteração e assonância (repetição de um fonema consonantal e vocálicos), misticismo e espiritualismo, subjetivismo defendiam a arte como manifestação do mundo interior do artista, tendências individualista e obras marcadas pela intuição em detrimento da lógica e da razão..................................................................
Análise Literária de textos Barrocos, Árcades e Românticos.
Carta de Pero Vaz de Caminha
“Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha.”
As meninas da gare
Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.