Charles Lindblom
QUESTÕES:
1) Reconstrua os argumentos utilizados por Charles Lindblom para a elaboração da proposta do incrementalismo como método de análise e elaboração de políticas, considerando:
a) sua crítica ao método racional exaustivo (ou sinótico); e
b) a proposta em si das “comparações limitadas sucessivas” (ou incrementalismo).
2) A proposta de Lindblom se insere no interior de uma visão sobra a sociedade norte-americana do funcionamento de seu sistema político. Considerando isto, discuta a proposta de tomada de decisão política ocorrida a partir do chamado “ajuste parcial (ou partidário) mútuo”.
3) Apresente e discuta as objeções e críticas ao método incremental, elaboradas por Dror e Etzioni, e também comentadas por Lindblom em seu artigo de 1979.
4) Explique a relação entre o voto (nas eleições) e o processo de tomada de decisão
RESPOSTAS:
1) O método racional exaustivo usualmente baseia-se em teoria, partindo de novos fundamentos cada vez e se constrói sobre a base do passado, pois a experiência foi incorporada em uma teoria, e está sempre disposto a começar desde a base.
Há o esclarecimento de valores ou objetivos, distintos e prévios à análise empírica de políticas alternativas. A análise é exaustiva levando-se em consideração cada fator pertinente importante.
A formulação de políticas nesse modelo baseia-se na análise de meios-fins: primeiro se isolam os fins, depois se buscam os meios para alcançá-los, sendo os meios mais adequados para os fins desejados, a prova de uma boa política.
Porém, conforme Lindblom, não é possível dar conta dos valores envolvidos quando se trata de problemas sociais complexos. Na maior parte dos assuntos públicos não é possível basear-se na preferência da maioria, pois na maior parte dos problemas não há “maiorias” formadas e também se deveria levar em conta a “intensidade” das preferências, o que é teoricamente impossível. Diante dessa situação os administradores se vêem obrigados a tomar decisões sobre