cf 1981
Após a queda do regime monárquico e proclamação da republica em 1889, foi instalado a primeira republica, esta com governo provisório de Marechal Deodoro Da Fonseca- posteriormente eleito o primeiro presidente do Brasil-, que provocou enormes mudanças no sistema político-econômico brasileiro. Com advento da abolição da escravatura, já ocorrida em 1888, pela lei áurea, acelerou o crescimento da industria e a demanda por braço livre.
Com a recém-criada republica houve a necessidade de editar a primeira constituição republicana, esta aos moldes norte-americanos, encabeçada por Rui Barbosa, que naquele momento era vice presidente do governo provisório. Foram nomeados cinco membros para compor uma assembleia constituinte, na qual apresentaram três anteprojetos de constituição, que após foram corporificados em um só, sendo alguns dispositivos alterados posteriormente por Rui Barbosa. Essa constituição foi fortemente influenciada pelo pensamento federalista norte-americano, que teve como Rui Barbosa como seu principal defensor, embora alguns dispositivos tenham sidos copiados de outras constituições como a Argentina, Suíça e a Alemã.
Como estrutura da constituição, estabeleceu-se que a Nação Brasileira adotava como forma de governo a Republica Federativa, e constituía-se, por união perpetua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil. Era rígida e, apesar de alguma controvérsia histórica, foi considerada promulgada.
Algumas características dessa constituição foi o fim do poder moderador e presença apenas dos três poderes, executivo, legislativo e o judiciário, acabou também o senado vitalicio, instalou-se ate então um principio democrático,e uma busca pela renovação constante das instituições politicas do pais. Com o fim do unitarismo dos estados, estes passam a ter mais autonomia em relação a capital, que inclusive, podem redigir suas próprias constituições. A constituição também teve uma reforma, ocorrida em