Águas de Nova York
A cidade americana de Nova York é conhecida por tragédias, como a de 11 de Setembro, mas também pelo seu charme e pontos turísticos. Por esse fato, recebe 40 milhões de visitantes ao ano. Porém, existem curiosidades e atividades na região que não são tão divulgadas quanto seus principais encantos conhecidos no mundo todo. É o caso das estações de filtragem de água, uma parceria de muito sucesso entre fazendeiros e proprietários de terra, que disponibilizam água totalmente limpa capaz de ser bebida diretamente da torneira.
No vídeo sobre o assunto exposto em aula, uma edição do Globo Rural, o repórter visita a fazenda de Paul Deysenroth, um dos pioneiros do programa de conservação das aguas. A fazenda de Paul esta situada perto de vários outros fazendeiros, nas montanhas Catskill, a 200 quilômetros de Nova York. É das montanhas que brotam milhares de nascentes, e Paul explica como acontece a transmissão da água ate a cidade de Nova York e o porquê de se ter construído este sistema.
Nova York estava prestes a gastar muito dinheiro em estações de tratamento de agua devido a poluição, que crescia cada vez mais. Entretanto, Albert Aplleton, que na época era superintendente do Departamento de Água de Nova York, fez uma proposta simples, porém ousado. Não seria necessário gastar bilhões de dólares em tratamento de aguas poluídas se estas aguas continuassem limpas, e então, foi criado este sistema de tanto sucesso na região e que vem sendo utilizado em vários lugares do Mundo.
Os mananciais escoam das montanhas por riachos, córregos e ribeirões até enormes reservatórios de captação. Destes reservatórios a água vai descendo passando por outros estágios e, assim, chega à cidade de Nova York. Entretanto, Applenton explica que os fazendeiros da região não aceitaram tão bem as mudanças que iam acontecer, mas após dois anos de negociações eles foram convencidos de que este sistema era realmente o melhor para todos.
Catskill é uma região de preservação