relatorio visita
Índice 2
1. Introdução 3
2. Técnicas experimentais 4
2.1. Laboratório de Ensaios Mecânicos 4
2.2. Laboratório de Análises Quimicas 5
2.3. Laboratório de Metrologia 5
2.4. Prototipagem rápida/CADCAM 5
2.3. Ensaios de Tração e Compressão 6
2.4. Fundição 6
2.4. Maquinagem CNC 6
3. Referências 6
Introdução
O CINFU (Centro de formação profissional da industria das fundição), é um centro que resultou do protocolo entre a AFP (Associação Portuguese de fundição) e o IEFP (Instituto de emprego e formação profissional) e foi criado em 24 de Abril de 1981, tendo como objetivo a valorização do setor da fundição, através da formação profissional dos seus ativos e daqueles que nele ingressam.
Hoje em dia o CINFU presta também um serviço de apoio às empresas em 3 grandes áreas, na área de tecnologias convencionais, na área laboratorial e na área de novas tecnologias. Na área das tecnologias convencionais são prestados serviços de execução de pequenas séries de peças de fundição, de desenvolvimento de protótipos, apoio técnico e tecnológico e teste de novas matérias ou ensaios. Na área laboratorial os serviços fornecidos envolvem todos os sectores da indústria que necessitem de controlo de qualidade de materiais, das condições de higiene e segurança industrial, acústica e caracterização de emissões gasosas. E na área das novas tecnologias o CINFU tem exercido a atividade nos domínios do projeto e fabrico integrado por computador, nomeadamente na área da investigação e desenvolvimento, sendo pioneiro em Portugal na formação em CAD/CAM.
Para alem dos serviços prestados ás empresas, o CINFU tem também bastantes alternativas para particulares que queiram enriquecer os seus currículos, e aperfeiçoar os seus conhecimentos em diversas áreas, como por exemplo na maquinagem, fundição, análise de materiais, prototipagem, controlo de qualidade, etc.
Técnicas experimentais