Cessibilidade e inclusão
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM. ESCOLAS MUNICIPAIS
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (UNESCO,1994) “Toda pessoa tem o direito fundamental à educação e a ela deve ser dada a oportunidade de atingir e manter um nível aceitável de aprendizagem. ” “As escolas devem acomodar todos os alunos independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. O desafio para uma escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências severas. ”
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Nosso grupo agradece a Deus e às pessoas que de diversas formas contribuíram para a realização deste trabalho.
Pela paciência, dedicação e apoio.
RESUMO
Grande parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Muitos jovens com,Deficiência física não podem viver em condições de dignidade devido a obstáculos e barreiras.
Arquitetônicas presentes no meio urbano e escolar. Ainda que haja legislação que preconize.Seu atendimento, sabemos que grande parcela da população se encontra excluída, não recebendo atendimento adequado para que ocorra sua inclusão na sociedade. É preciso criar oportunidades para que um deficiente se insira na sociedade de forma igualitária e possa exercer sua cidadania com dignidade. Elaboramos um pesquisa em forma de questionário que tem a finalidade de abordar a importância da acessibilidade aos portadores de deficiência física, bem como identificar a acessibilidade presente nas escolas, verificando que as escolas do município da nossa região nao dispõem de uma acessibilidade adequada. Algumas escolas municipais que tem equipamentos para alunos com deficiências e