cerveja
A discussão do surgimento da bebida alcoólica traz argumentos calorosos. Muitas pessoas dizem que o vinho surgiu primeiro, enquanto outras dizem que foi a cerveja. Além disso, quando a pergunta é onde a cerveja surgiu, as repostas são as mais variadas e envolvem principalmente os países famosos por sua produção – Alemanha e Bélgica. No entanto, isso não é verdadeiro, estando a história da cerveja fortemente entrelaçada com a origem da civilização.
Segundo alguns pesquisadores, mesmo antes de surgirem as primeiras aldeias na Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates e onde é hoje o Iraque), nossos ancestrais já consumiam um líquido alcoólico resultante da fermentação de cereais imersos em água.
Na verdade, especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente como fruto da fermentação ocasional de algum cereal. Afirma-se ainda que tenha sido descoberta pouco tempo depois do surgimento do pão. Os povos existentes perceberam que a massa do pão, quando molhada, fermentava e ficava ainda melhor; surgindo assim uma espécie primitiva de cerveja – um "pão líquido".
Descoberta
Como já foi dito, a cerveja não foi inventada e sim descoberta acidentalmente. As pessoas começaram a se estabelecer em determinados locais, deixando de ser nômades e com essa mudança no estilo de vida de caça e coleta para um estilo mais sedentário, os homens passaram a contar com uma bebida derivada de cevada e trigo - as primeiras plantas intencionalmente cultivadas, surgindo a agricultura.
A adoção da agricultura e a domesticação dos cereais levaram ao surgimento da cerveja, já que esta era feita de cereais. Como os cereais eram uma fonte alimentar pouco interessante, porém bastante confiável, a coleta de grãos selvagens se tornou frequente por volta de 10 mil a.C. no Crescente Fértil. Embora inadequados para o consumo enquanto crus; se tornam comestíveis quando esmagados ou comprimidos e depois mergulhados em água.