Balanço Patrimonial
Elaborar uma introdução antes do tópico 1.1, onde deve ser breve, clara e objetiva. Deve fazer um rápido comentário do propósito do trabalho destacando alguns pontos fundamentais da monografia do TCC.
II - DELIMITAÇÃO DO TEMA: É o tema propriamente dito, restrito a um campo de pesquisa que facilita e dá melhor e mais segurança ao trabalho.
III - JUSTIFICATIVA: retrata o por que fazer? Começa com a razão da escolha do objeto de estudo e qual a importância para a comunidade (empresarial e acadêmica).
IV - PROBLEMA: retrata também o que fazer? É demonstrado o objeto de estudo do trabalho científico. Deve sempre vir acompanhado de um questionamento daquilo que se quer pesquisar (sempre de maneira interrogativa).
V – HIPÓTESE: “A função da hipótese, na pesquisa científica, é propor explicações para certos fatos e ao mesmo tempo orientar a busca de outras informações”. (Oliveira, 1997: 155, 156). Constitui-se portanto, numa resposta antecipada do problema, sujeita à sua comprovação.
A hipótese é uma afirmação que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. É uma suposição que antecede a constatação dos fatos dos fatos e tem como característica uma formulação provisória; deve ser testada para que a sua validade seja determinada. Correta ou errada, de acordo ou contrária ao senso comum, a hipótese sempre conduz a uma verificação empírica. (OLIVEIRA, 1997:155, 156)
VI - OBJETIVO (S): retrata o para que fazer? É o objeto principal do trabalho. O trabalho pode apresentar um objetivo geral e objetivos específicos.
VII METODOLOGIA: retrata o como fazer? Isto é, quais os métodos e técnicas que serão utilizados na confecção do trabalho.
- Método empírico - advém do conhecimento através da experiência; - Método indutivo - advém do estudo particular para o geral; - Método dedutivo - advém do estudo do geral para o particular; - Técnicas de pesquisa:
Qualitativa
- bibliográfica (livros,