Centro de Serviços Compartilhados
Importância do uso de Estratégia para um CSC
Usada originalmente no campo militar, podemos dizer que estratégia é a definição de como recursos serão alocados para atingir um determinado objetivo.
A estratégia que muitas empresas estão adotando para enfrentar a dura competição global e se tornarem mais competitivas, é transferir processos de apoio para Centros de Serviços Compartilhados (CSC), permitindo gerencia-los como um negócio que precisa se manter com custos baixos e alta qualidades dos serviços. A visão estratégica por trás da decisão da implementação de um CSC é a de que a concentração de atividades que funcionam de forma padronizada nas diversas unidades de negócio da empresa, acaba resultando em benefícios mensuráveis, provocando uma mudança cultural na organização por levar os gerentes a repensarem o modo de conduzirem suas atividades, gerando a criação de valor para o negócio. Partindo deste principio, é importante o uso de estratégias por parte do CSC para que se possa alcançar o grau de maturidade necessária para atender as necessidades da empresa, sempre alinhadas com a estratégia e diretrizes organizacionais da empresa demandante dos serviços. Assim, pode-se dizer que as decisões estratégicas da empresa são executadas paralelamente, com foco nos negócios, e questões referente à qualidade, custo e tempo é que definirão a estratégia de crescimento, investimento e de maturação de um CSC.
Vantagens de utilização de Missão e Visão em um CSC
A utilização de Missão, Visão e Valores podem “sim” serem utilizados em um ambiente de
Serviços Compartilhados, por se tratar de um ambiente integrado em equipe. É de fundamental importância que cada componente da equipe tenha noção dos alvos/objetivos da empresa, o que é necessário para alcança-los e de que maneira a empresa enxerga esta alvo.
Por tratarmos o CSC como uma entidade semiautônoma ou terceirizada que presta serviços a uma determinada empresa, é