Centro de Pesquisas Teatrais
FMU – FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS
Curso de Relações Públicas e Rádio e Televisão
Arte, estética e mídia.
Professor: Rogério Troiani Barbosa
11/04/2013
[Digite o nome do autor]
CPT – Centro de Pesquisa Teatral A mais de 30 anos de existência o CPT (Centro de Pesquisa Teatral), que foi criado no Sesc Consolação, surgiu do projeto bem sucedido: Grupo de Teatro Macunaíma sob o comando de Antunes Filho.
Com o intuito de ajudar na formação jovens atores, diretores, produtores, técnicos e pessoas no ramo artístico. Esses jovens que estagiam no CPT aprendem novas técnicas de interpretação, essa formação é bem ampla, pois ele sai de lá (ou fica) com as técnicas de varias áreas como: iluminação, cenografia, efeitos sonoros. A dramaturgia é o alvo da maior parte das pesquisas, o repertório tem como base obras de Willian Shakespeare, Nelson Rodrigues e Jorge Andrade, junto com adaptações literárias como: A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, fabulam universais como, por exemplo: Nova Velha Estória - baseado na Chapeuzinho Vermelho - e fatos históricos como: Xica da Silva.
O CPT
Antunes Filho Nascido em 12 de Dezembro de 1929, é um dos maiores nomes do teatro brasileiro.
Antunes começou a se destacar na primeira geração de encenadores modernos do País. Desde 1958 dirigiu grandes nomes do teatro nacional, e acabou se consolidando no meio teatral. Em 1979 criou reconhecimento internacional, com sua adaptação de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, que foi apresentado em cerca de 20 países. Após essa peça ele começou a sistematizar uma série de recursos técnicos para seus atores. Quando o CPT foi criado, em 1982, a direção foi dada a Antunes Filho, e teve total liberdade para implantar seu método.
Método “Método é caminho. Tanto na arte quanto na vida é indispensável um caminho, um método, para a feitura de qualquer trabalho, seja ele ato cotidiano ou obra de arte.” Sebastião