artes
Toda arte que necessita de um pensamento visual para ser percebida pode ser definida como arte visual. São inúmeras as possibilidades tecnológicas e conceituais das quais o artista visual pode lançar mão para produzir um trabalho de artes visuais: desde o mais rudimentar graveto ou galho seco de uma árvore utilizado para compor um desenho na areia, aos tubos de tinta spray usados na gaffitagem de um muro; das mais simples às mais sofisticadas câmeras fotográficas e filmadoras; dos meios analógicos ás redes telemáticas. Contudo, o artista visual, pode também se apropriar do corpo, de objetos, espaços, sons e outros meios para criar uma instalação, ou um percurso, ou uma cartografia, que também podem ser artes visuais.
As artes visuais abrangem: a video-arte, o cinema de animação, o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, a web design, a web art, a moda, a decoração, a instalação, a performance e o paisagismo, que podem se misturar.
Na produção, na apreciação e na pesquisa das artes visuais lida-se invariavelmente com o caráter teórico e prático do processo estético em suas várias dimensões.
Nas artes visuais quase todo material e técnica podem ser utilizados para criar uma obra, mas existem aqueles que são mais conhecidos, considerados como tradicionais ou convencionais e os modernos ou contemporâneos.
Entre os meios artísticos tradicionais ou convencionais, três deles manifestam-se em duas dimensões (bidimensional – altura e comprimento): o desenho, a gravura e a pintura. Embora o resultado formal de cada um deles seja bastante diferente (embora o desenho e a gravura sejam similares), a grande diferença entre eles se encontra na técnica envolvida.
- Desenho
É o processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, carvão, nanquim, grafite, pastel, caneta, pincel etc.) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas