centrifugação
Sites:
http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/ http://www.infopedia.pt/$centrifugacao http://www.academicoo.com/centrifugacao http://www.brasilescola.com/quimica/centrifugacao-sifonagem-destilacao.htm http://www.fisicaequimica.net/laboratorio/centrifugacao.htm
Livros:
Química no Ensino Médio. –Volume 1.
Química na Abordagem do Cotidiano. –Volume 1.
Realizar a centrifugação nada mais é do que acelerar o processo de decantação. Se o objetivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter à mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas. Um exemplo prático desse método é a centrifugação do sangue, realizada em laboratórios de análises químicas. O sangue é colocado em compartimentos e, então, sofre a ação de uma força centrípeta (força que puxa a mistura para o centro da trajetória em um movimento circular). Dessa forma, o plasma é separado dos outros componentes do sangue para análise posterior.
Já na indústria de laticínios, por exemplo, a manteiga é separada do leite com o uso de grandes centrífugas. Nelas, a mistura gira a uma grande velocidade e o leite, sendo mais denso, deposita-se no fundo do recipiente, enquanto a manteiga, menos densa, concentra-se na parte superior. Um exemplo comum de uma centrífuga, ou centrifugadora, encontra-se na máquina de lavar a roupa: no final de um programa de lavagem, existe um programa de centrifugação que provoca um movimento de rotação acelerado no tambor, permitindo separa a água, em excesso, da roupa. Existem atualmente vários modelos de centrífugas, desde as manuais até às mais sofisticadas. Porém as mais comuns são: