cenoura minimamente processada
CENOURA MINIMAMENTE PROCESSADA
Sara Regina Ferraz Barros
Setembro/2014
Sara Regina Ferraz Barros
CENOURA MINIMAMENTE PROCESSADA
Relatório sobre a aula prática de produção de abóbora e cenoura minimamente processados, exigido para aquisição da nota da II unidade.
Curso: Alimentos e Bebidas
Disciplina: Tecnologia de Frutas e Hortaliças
Turma: 641
Profª.: Michele Coité
Setembro/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ____________________________________________Pág.4
2. OBJETIVO_______________________________________________Pág.5
3. MATERIAL E MÉTODO_____________________________________Pág.5
4. RESULTADO E DISCUSSÃO________________________________Pág.5
5. CONCLUSÃO_____________________________________________Pág.8
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA______________________________Pág.8
Setembro/2014
1. INTRODUÇÃO
Os consumidores estão mais preocupados quanto à escolha dos alimentos. Como as frutas e hortaliças são fundamentais na dieta alimentar, o consumo desse tipo de alimento tem sido incrementado. Em supermercados, quitandas e sacolões é cada vez mais comum encontrar frutas e verduras já lavadas, higienizadas e embaladas, prontas para o consumo. Isso porque, a necessidade de armazenar alimentos por períodos mais prolongados, prevenindo contaminações de origem química, microbiológica e infestação de insetos, por meio de tecnologias mais modernas, tem tido impacto em relação à segurança de produtos alimentícios (EMBRAPA, 2006). Desse modo os produtos minimamente processados vêm ganhando espaço na Industria Alimentícia, que aliam conveniência e praticidade, conquistando a preferência do consumidor.
A Associação Internacional dos Produtos de Minimamente Processados (IFPA, 2001) os define como frutas ou hortaliças que são modificadas fisicamente, mas que mantêm o seu estado fresco. Assim é um produto fresco, tornado conveniente, com qualidade e garantia de sanidade.
Segundo Oliveira et al. (2003),