relatorio minimamente
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS
MINIMAMENTE PROCESSADOS
AMANDA FRANÇA SIQUEIRA
CAROLINA OLIVEIRA VANZELLI
ELAINE SANTOS SILVA
1º Termo – Noturno
Profª. Ms. Elke Shigematsu
11/2014
Marília/SP
Introdução
O processamento mínimo de frutas e hortaliças é o conjunto de operações que elimina suas partes não comumente consumidas, como, cascas, talos e sementes. Por conseguinte, os produtos são reduzidos a porções menores por meio do corte, de mode que fiquem prontos para o consumo imediato e ao mesmo tempo mantenham todas as qualidades organolépticas do produto in natura.
A obtenção de produtos pré-cortados é constítuida das operações de lavagem, descascamento, corte, sanificação, centrifugação, embalagem e armazenamento sob adequadas condições de higienização em todas as etapas e de tratamentos preservativos isolados ou combinados. Após serem processados, os produtos devem apresentar atributos de qualidade, mantendo o máximo de suas características nutritivas e sensoriais, como o frescor, aroma, cor e sabor.
Frutas e hotaliças minimamente processadas são finalmente perecíveis, porque os tecidos são fisicamente injuriadas nas etapas de descascamento e corte, além de sofrerem outros tipos de alterações inerentes ao processamento mínimo. Para a redução da predisposição à deteriorização dos produtos submetidos a esse processo faz-se necessário o emprego de prática tecnologicamente adequadas, como armazenamento em baixas temperaturas, modificação de atmosfera e sanificação.
Etapas do processamento de produção de frutas e hortaliças minimamente processadas
Recepção Seleção e tratamento final Pré-lavagem Corte Sanitização e enxague Centrifugação Pesagem, selagem e etiquetagem Embalagem secundária Armazenamento sob