Catfish - Uma Análise Crítica
No relatório que será apresentado a seguir, desenvolveremos uma análise crítica acerca do seriado de TV do tipo reality show “Catfish”, transmitido pela MTV desde 2012, o qual acompanha a história de casais que se relacionam pela internet sem nunca terem se encontrado e facilita esses encontros, expondo as reações mais diversas que surgem dessas situações.
Primeiramente, vamos oferecer uma descrição do que se trata o seriado como um todo, bem como introduzir alguns episódios que serão utilizados ao longo da análise como exemplos. Em seguida, faremos uma análise crítica do seriado e dos episódios estudados, tendo como base conceitos abordados nas obras de autores recomendados por nossa orientadora Paola Mazzilli, como Zygmunt Bauman e Paula Sibília, os quais constam na bibliografia oferecida ao final do relatório.
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA
O seriado Catfish estreou na MTV em 12 de Novembro de 2012, onde é transmitido até hoje. A série é baseada no documentário homônimo de 2010, no qual um homem descobre que uma mulher de 20 e poucos anos, com quem mantinha contato via internet há alguns meses, não havia sido totalmente honesta em relação a si mesma para com o correspondente.
O nome do programa vem de uma expressão da internet. Um “catfish” (em tradução livre, um “peixe gato”) é alguém que utiliza perfis falsos em redes sociais para se passar por alguém que não é na internet, geralmente com o intuito de realizar golpes ou mesmo de encontrar relacionamentos online.
Os apresentadores do programa são Nev Schulman e Max Joseph, que, ao receberem pedidos de ajuda de pessoas que têm dúvidas a respeito da real identidade de seus correspondentes online, vão atrás dessas pessoas. Através de investigações, eles buscam descobrir a real identidade das pessoas por trás da tela do computador, além de fazer com que esses casais se encontrem pela primeira vez. Figura 1 – Os apresentadores do show, Nev Schulman (direita) e Max Joseph