coma alcoolico bioquimica
O QUE É?
Trata-se de uma intoxicação decorrente do excesso de consumo de bebida alcoólica. O organismo não suporta a quantidade ingerida, e é necessário o internamento imediato, para que aconteça a administração da glicose intravenosa.
No hospital não haverá um antídoto específico contra o álcool, mas será analisado o tempo ideal para que ele se metabolize dentro do organismo e para que a pressão do indivíduo volte ao normal.
Os principais sintomas e consequências que indicam que alguém está sofrendo de um coma etílico são:
Enjôos e vômitos
Palidez
Sudorese extrema
Perda do equilíbrio
Perda de consciência
Desmaio
COMO PREVENIR:
O coma alcoólico está ligado ao abuso do consumo de álcool, que pode dar origem a uma doença crônica, o alcoolismo
O abuso do álcool por adolescentes é cada vez mais comum, por isso é necessário um trabalho conjunto entre pais e escola para conscientizar os jovens do perigo dessa droga lícita
Converse com seus filhos sobre o perigo do abuso do álcool e suas conseqüências
Dê o exemplo em casa, evitando beber em excesso.
O consumo pesado do álcool (3-4 ou mais doses* por dia) está associado a prejuízos psicossociais e físicos, incluindo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Por outro lado, o uso moderado (1-2 doses/dia) pode estar associado a benefícios cardiovasculares. ÁLCOOL X GLICOSE
Todo carboidrato ingerido é transformado em glicose em nosso corpo, onde a energia das moléculas de carbono passam para o ATP. Se um indivíduo apresentar níveis de glicose acima do normal,diz- se que está hiperglicêmico, porém se os índices estiverem abaixo do normal, encontra-se hipoglicêmico. O álcool pode ser um dos causadores da hipoglicemia por ser bastante energético. O nosso corpo não armazena essa energia e tampouco a utiliza para realizar suas funções metabólicas.
Quando um indivíduo ingere uma alta