Mini Pesquisa
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
TURMA: P 02
CURSO: FISIOTERAPIA
PROFESSORA: MÔNICA RAPOLD
ALUNO: EMANUELLA SILVA CÉZAR
MINI PESQUISA
SALVADOR
SETEMBRO/2015
1- Quando acontece (em que período) a via pentose-fosfato? Quais são os dois produtos?
*
Produz NADPH, ribose e eritrose-4-fosfato
2- Faça uma comparação entre fermentação láctica e alcóolica.
Em qualquer tipo de fermentação a glicose é apenas parcialmente quebrada, por isso há pouco ganho energético (2 ATPs), sendo que na fermentação alcoólica o produto principal é o álcool acético e na fermentação lática o produto principal é o ácido lático.
3- Qual a influência do ATP nas enzimas:
Hexocinase: É a enzima que catalisa a conversão de ATP
Fosfatofrutocinase: Esta enzima catalisa a reação de transferência de um grupo fosfato do ATP para a posição 1 da frutose 6-fosfato formando a frutose 1,6-difosfato, esta reação depende da presença de Mg2+
Cinase do piruvato: A síntese de ATP é catalisada pela piruvato cinase, enzima que transforma fosfoenolpiruvato em piruvato.
4- Por que a frutose 2,6 bifosfato ativa a glicólise e inibe a gliconeogênese?
A gliconeogênese e a glicólise são reguladas de maneira separada e recíproca, isto é, quando uma delas está ativa, a outra está desacelerada.
A frutose 2,6- bisfosfato é um dos reguladores dessas duas vias metabóbilcas. Na glicólise, ela atua como um ativador alostérico da enzima fosfofrutoquinase I, que catalisa a reação de fosforilação da frutose 6- fosfato a frutose 1,6- bisfosfato. Já na gliconeogênese, ela inibe a enzima frutose1,6- bisfosfatase, que atua no processo inverso, desacelerando a produção de glicose.
5- Disserte sobre a relação entre coma alcóolico, gliconeogênese e hipoglicemia
A Hipoglicemia induzida pelo álcool é observada em estados de depleção de glicogênio (jejum prolongado). A inibição da neoglicogênese pelo álcool ocorre por reduzir a resposta contra-reguladora, inibir a captação de